(71) 3354-3108
Maio 16, 2015

Hipersenssibilidade dentinária

 

A hipersensibilidade dentinária afeta um grande número de pessoas, e é geralmente causada por bebidas e alimentos quentes, frios, doces ou ácidos.

 

A hipersensibilidade dentinária acontece quando a raiz do dente fica exposta. Uma vez que a raiz é exposta, a camada protetora pode ser facilmente removida, resultando em túbulos dentinários abertos. Em condições normais a dentina (camada interna do dente) -e coberta pelo esmalte da coroa e a gengiva ao redor do dente. O esmalte pode se desgastar reduzindo esta proteção e os motivos podem ser: trauma oclusal, escovação com força excessiva e dissolução por produtos ácidos ou cárie. A recessão natural da gengiva que ocorre com a idade também pode causar exposição da raiz.

A dor é causada pelo movimento de fluido nestes túbulos que chegam até as terminações nervosas do dente. Calor, frio, ar e pressão podem causar essa rápida movimentação de fluido nos túbulos, gerando a sensação de dor. 

Ignorar os dentes sensíveis, além de lhe privar de um simples sorvete, pode levar a outros problemas bucais. A dor causada pela hipersensibilidade dentinária pode fazer com que você não escove seus dentes adequadamente, aumentando o risco de cárie dentária e doenças gengivais. 

 Como saber se tenho hipersensibilidade dentinária?

Se você sentir uma dor aguda e de curta duração após a ingestão de alimentos e bebidas quentes ou frias, seus dentes podem estar sensíveis. Mas você não é o único a sentir isso. Este é um problema que afeta um em cada quatro adultos, às vezes de forma não permanente. 

Como tratar a hipersensibilidade dentinária

 

Em primeiro lugar, visite seu dentista para o correto diagnóstico de seu problema bucal. Pergunte a ele quais os produtos mais adequados para a prevenção e tratamento da hipersensibilidade dentinária, além de orientação quanto a correta técnica de escovação, uma vez que a força excessiva na escovação pode ocasionar a recessão gengival, deixando a raiz exposta. 

Alguns procedimentos podem ser indicados para o seu caso como:

  1. Aplicação de laser na destina exposta para a dessensibilização da mesma,
  2. Uso de verniz com alta concentração de Flúor no consultório,
  3. Prescrição de Flúor concentrado para uso diário,
  4. Restauração de cavidades existentes no esmalte.
 
 
O
Última modificação em Sábado, 16 Mai 2015 18:02

NOVIDADES

Queremos muito manter contato com você. Caso queira receber nosso informativo e ficar por dentro das novidades sobre odontologia e sobre nós, cadastre-se aqui e seja muito bem vindo:

CONTATOS

Av. ACM, 2487 Ed. Fernandez Plaza sala 714,

Parque Bela Vista, Salvador – BA,

CEP: 40.280-000

Veja no mapa

ATENDIMENTO:

   71 98133-1426

(71) 3354-3108 | 3489-3209


REDES SOCIAIS: