Imprimir esta página
Set 15, 2014

Facetas Laminadas X Lentes de Contato Dentais

Se o sorriso é o cartão de visita de qualquer pessoa, os dentes são os maiores responsáveis por esta impressão. 

 

Dentes de tamanho adequado, sem espaços entre eles e sem manchas são o sonho daqueles que se preocupam com a aparência e a saúde. Com o avanço tecnológico da odontologia nos últimos anos isso tornou-se possível e rápido. Para corrigir essas imperfeições existem as facetas de porcelana e as lentes de contato dentais. Mas afinal, qual a diferença entre elas?

 

 

A Facetas de porcelana são laminados em porcelana personalizados para o paciente e posicionados na parte frontal dos dentes. Estas são coladas aos dentes, como as unhas postiças utilizadas pelas mulheres. Possuem cerca de 0,5mm de espessura e cobrem toda a parte frontal dos dentes, exigindo para adaptar-se a eles pequenos desgastes.

Facetas de porcelana.

As facetas de porcelana podem ser utilizadas nas seguintes situações:

  • Dentes manchados e/ou descoloridos;
  • Dentes fraturados;
  • Clareamento de coroas com cores não uniformes;
  • Dentes com sinais de envelhecimento (desgastados);
  • Dentes desalinhados;
  • Dentes com diatemas (espaço entre si).

As Lentes de contato dentais são mais finas que as facetas, chegando a cerca de 0,2mm de espessura. A técnica para confecção das mesmas é pouco invasiva com um mínimo de desgaste e por isso a estrutura dental é preservada ao máximo. Outra particularidade é que a técnica pode ser revertida quando preciso se no caso específico não houver desgate para preparo dos dentes. Podemos dizer que as lentes de contato são fragmento de faceta que apenas complementam os dentes. São utilizadas para pequenas deformações ou complementações de parte dos dentes.

Lente de contato dental.

Todo material é feito sob encomenda e todos os procedimentos são realizados em consultório odontológico. Para alcançar sucesso porém, a técnica tem que ter indicação precisa.Podem ser indicadas nas seguintes situações:

  • Dentes fraturados;
  • Dentes com sinais de envelhecimento (desgastados);
  • Dentes desalinhados com diferença de tamanho;
  • Dentes com diastema.

O objetivo das facetas laminadas e lentes de contato é criar um sorriso bonito, harmônico e alinhado. O importante é saber em quais casos a indicação terá o objetivo alcançado. Para isso é necessária uma avaliação meticulosa e estudos clínicos através de modelos e enceramento. Cada caso é um caso!

Por ser uma assunto muito falado recentemente, devido ao uso frequente pelos artistas, muitas pessoas têm vindo ao consultório atrás desta técnica revolucionária. É importante saber que nem todos têm indicação para a técnica!

 

 

Última modificação em Domingo, 15 Março 2015 21:30